segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como cuidar das Bromélias



As BROMÉLIAS, são típicas da América Tropical, possuindo 3.000 espécies diferentes e figura nos mais variados habitats, de restingas a grandes altitudes. No Brasil, 1.500 delas estampam a flora nativa, algumas possuem fruto comestível e fornecem fibras.Todavia são cultivadas como ornamentais, pois se adaptam com facilidade e diferentes condições ambientais.

LUMINOSIDADE: As Bromélias são herbáceas solares, apreciam muita claridade com luz difusa. As espécies ideais para dentro de casa são as de folhas macias, lisas e esverdeadas, pois são mais senssíveis ao Sol. Para varandas e jardins, as plantas de folhas duras, cinzentas, ou avermelhadas, são as mais indicadas.

REGAS: Em ambientes fechados, recomenda-se que a rega seja de duas a tres vezes por semana, sempre borrifando folhas e raízes. Em gramados ou jardins, as plantas geralmente acumulam àgua de chuva. Logo não é nescessário o regadio ou pratinhos debaixo de vasos.

PLANTIO: Para planta-las, enterre apenas o suficiente para manter as folhas da base em cima do solo. A raiz da bromélia tem função mais de sustentação que nutrição. Para facilitar a drenagem dos vasos use pedrinhas, brita ou caco.

FLORAÇÂO E BROTOS: O ciclo de floração das bromélias é único. As sementes são levadas pelo vento ou com ajuda de alguns insetos , passáros e mammíferos. Os brotinhos podem ser reimplantados desde que tenham metade do tamanho da planta mãe. Para destaca-los, pressione, rente a base ou corte com uma faca.

ADUBAÇÂO: A principal fonte de nutrientes das bromélias são as folhas que caem em seu copo( cone ), e se decompõem na àgua. Utilize adubo no caso de plantas em ambientes fechados. Borrife a cada 15 dias o correspondente a uma colherzinha de café em um litro de água. Evite o procedimento no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário